Translate

terça-feira, 17 de julho de 2012

Pneu furado

Domingo a noite, por volta das 21 horas, estava eu sentada no D.O de Guarulhos. D.O para quem não sabe é a sala onde os tripulantes se reúnem antes de cada  voo ou, onde cumprem plantão, que carinhosamente chamamos de reserva, ou conserva, como preferirem. Então, lá estava eu esperando as horas passarem até meia noite e cinquenta, quando soa o alto falante chamando comandante tal, co-piloto tal e comissários: Ane Tonon "eu ?" a primeira?, fulano, ciclano e beltrano -  ai aia aia ai já tremi nas bases - favor comparecer ao balcão da escala. Nessa hora você não sabe o que te espera. Se vai para o sul, ou se vai paro o norte. Se vai demorar dois ou cinco dias pra voltar. Bom, tem que. Uma tripulação inteira acionada. 
- "Vocês devem seguir de extra pra porto alegre e trazer o avião que está lá em manutenção", explicou o Despachante. "Ah e volta hoje ainda com pouso as 2h16 da manhã".
Fomos nós, sentadinhos, porque nessa hora os cartões de embarque chegam na sua mão antes de você sair da sala.
Quando chegamos lá, fomos direto pro avião, que tinha furado o pneu quando pousou. Já era, 23h30 sendo que este avião tinha que ter decolado as 19h30. Agora pensa no humor dos passageiros.
Gente eu ali na porta ouvi tanto desaforo. Quando eu estava quase fechando a porta, veio um:
- Eu quero descer, eu  e minha esposa. AGORA.
- Mas, senhor eu estou com a mão na porta pra fechar, assim que o senhor parar de falar com o despachante.
- Não quero saber ele me disse que teria mais 10 minutos de atraso e se passaram 15. 
Aí o despachante tentou explicar que teria que desembarcar um contêiner inteiro pra procurar a mala dele e iria atrasar mais uma hora. E eu disse.
- Se o senhor quiser mesmo vou avisar ao comandante. Aí ele arriou.
Eu acho engraçado. As pessoas pensam que trocar pneu de avião é igual de carro. Vai lá, sobe no macaco, desenrosca as porcas, tira o pneu e pronto. Gente, o alinhamento e balanceamento de um pneu de avião tem que ser perfeito. Os parafusos regulados na maior perfeição. É o pneu que sustenta o bichão quando ele pousa.
Mas, como É DIFÍCIL DE ENTENDEREM ISSO. Acredita que o mesmo que queria sair, não quis comer o lanche alegando que passou a validade porque virou a meia noiteeeeeeeeeee.
Na saída do voo, saíram excomungando. Um deles, chegou bem na minha cara com cinismo e disse.
- OBRIGADO TAM.
Eu fiquei pensando, nossa acho que a empresas desses cidadãos é perfeita, num fura pneu, num atrasa nada pra clientes, num chove, num acontece nada imprevisível.
Mas como sempre digo: Tudo é passageiro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário