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sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Revezamento 4X100

Se pudéssemos comparar a aviação com uma competição de atletismo, a Ponte Aérea seria a prova de revezamento 4X100m rasos. Depois de todo aquecimento (maquiagem), os atletas (comissários) recebem as instruções (briefing) do técnico (comandante) e vão para a pista (avião). Cada um recebe seu lugar no revezamento conforme sua velocidade. Os mais rápidos abrem ou fecham a prova. No caso dos comissários, as posições são determinadas pela antiguidade.
O preparo no “taco” de largada é muito rápido. Checa equipamentos; checa comissaria; checa livro de bordo; checa vídeo; prepara jornais; prepara balas; prepara café; esquenta o lanche; prepara bebidas; recebe o embarque. Quando o árbitro determina: “A seus postos...” no nosso caso... “Tripulação portas em automático”. Como bom atleta, você fica surdo nessa hora, concentrado e tenta encaixar os pregos da sapatilha no taco. Na aeronave, os olhos passam rapidamente em todas as travas de trolleys e na cabine para ver se todos os cintos estão atados. Quando o árbitro diz “pronto” e o comandante: “Decolagem autorizada”, o atleta levanta o quadril para melhor impulsão; o comissário senta o quadril para não ter impulsão.
Pouuuuu, tiro de largada. Vuuuuuu, turbinas aceleradas. E lá se vão os atletas a passos largos e os comissários a passos curtos, mas a velocidade é a mesma. Ritmo para todos. Muita pressa para alcançar a chegada e a torcida dizendo: “Vocês vão conseguir”, “vocês vão conseguir”. O atleta segura o bastão com entusiasmo para que não caia, o comissário atende o passageiro com dedicação para que ele volte sempre. “Aceita lanche senhora?”. “Alguma bebida senhor?”. “Café?”. E o atleta lutando contra o próprio tempo.
Entre São Paulo e Rio, por exemplo, são trinta minutos de ponte para servir e bem servir cerca de 170 passageiros. Monta trolley, serve todo mundo, recolhe tudo, desmonta trolley, guarda tudo. “Tripulação, pouso autorizado”. Lá embaixo tudo está preparado para a entrega imediata do bastão e para que a segunda etapa saia com a mesma velocidade, mesmo ritmo, mesmo trabalho, até que se vença a corrida na quarta etapa ou na quinta no caso da aviação.

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