Translate

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A sina do primeiro turno


É comum entre tripulantes falar sobre a galera do “primeiro turno”. Na verdade não é a galera que descansa sempre no primeiro turno, mas é a galera mais nova na hierarquia, que na maioria das vezes não tem como escolher o turno e conseqüentemente dorme quando dá.
Na volta de um Paris, por exemplo, em que a decolagem é 17h ou 18h, você descansa naquele horário que na sua casa jamais dormiria tipo: das 20h00 às 00h00. Sono é a última coisa que tem. Você deita e todos os pensamentos do que deve fazer chegando ao Brasil vêm. Acompanhado deles você se lembra das discussões que teve com o marido, do filho, da aula de musculação, da balada, da prova que tem que fazer, das contas pra pagar... É uma mistura de pensamento e você vira pra cá, vira pra lá, sente todos os cheiros, escuta todos os choros, escorrega daqui, escorrega dali, mas vencido pelo cansaço você começa a piscar fundo. Na terceira piscada você vai realmente dormir, quando sente uma mãozinha, às vezes delicada, outras cutucadas te indicando que seu turno acabou.
Mas, onde quero chegar é que nem sempre o primeiro turno é o pior.
Na ida, por exemplo, principalmente em épocas que a decolagem é pra lá de meia noite, fora eventuais atrasos, o primeiro turno é ótimo, aliás é o mais cobiçado. Porém, os mais novos vão ficar para o segundo turno, tadinhos. Geralmente ele está lá capengando de sono já é alta madrugada quando o chefe ou o supervisor de classe vem perguntar:
- Você está beeeeeeeeemmmmmmm pra ir no segundo turnoooooooooooo? (leia isso imaginando aquela voz fantasmagórica de desenho animado, quando a personagem está com muito sono e as letras começam a embolar).
- sim estou, você responde já querendo pregar um durex nas pálpebras..
- Entãoooooooooooo qualquer coisa você me chaaaaaaaammmmmmmaaaa.
Aí você fica ali. Anda um pouco, tenta lerrrrrrrrrrrrrrrrr, num dá. Faz faxina na bolsa. Entra na cabine de comando, lá o sol está rachando e eles já estão chamando DAKAR, DAKAR...
Você sai da cabine sem enxergar mais nada e tenta ficar em pé porque se sentar está dominado. Aí, até o joelho cai, dá uns trancos, você dá uns tapinhas no rosto e bota fé porque sua hora vai chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário